Hoje vou trazer um tema que não é novo e à primeira vista nada tem a ver com a tecnologia, chamado aquaponia, que é a simbiose perfeita entre peixes, bactérias e plantas. A aquapónia está a tornar-se um passatempo popular para produzir comida fresca e natural em casa. Os sistemas aquapónicos podem ocupar pequenos espaços dentro ou fora de casa e utilizar menos água do que a jardinagem no quintal. É activo e muito diferente da jardinagem tradicional, o que pode ser apelativo para as pessoas não interessadas na jardinagem convencional. 

No meu caso, foi aproveitar o aquário de casa e acrescentar as plantas. Isto nasceu com a ideia de ter um sistema em que os resíduos de peixe/tartaruga fornecem os nutrientes das plantas, enquanto as plantas purificam a água para ajudar a manter os peixes/tartarugas saudáveis (menos trabalho para mim 😁). Um sistema aquapónico tem componentes de peixes e plantas separados que contribuem para o benefício geral deste sistema produtivo. 



Materiais usados:

- Aquário de 100l com peixes.

- caixa de plástico

- Bomba submersível de água que já existia no aquário, adaptada de modo a bombear água para a caixa de plástico

-  Uma garrafa de plástico de 33cl para fazer de ralo 

- Argila expandida


Montagem:

Comecei por furar a caixa de plástico de modo a escorrer a água para o aquário, colar com cola quente a garrafa de água perfurada conforme a figura abaixo. Os furos na garrafa ficaram 2 dedos acima do leito da caixa de modo a acumular água no leito. Outro ponto importante é o cano da bomba ficar no lado oposto do furo de modo a fazer circular a água.



Encher a caixa com argila e tapar o resto do topo do aquário com papel de alumínio de modo a evitar a entrada de sol para reduzir a produção de algas no aquário. 


Sementeira:

Ao longo do tempo foram colocadas algumas plantas como couves, agrião de aguá, etc.

A germinação do agrião foi realizada em cima da argila. Passado um tempo tínhamos microagrião para a nossa salada. Sabem muito bem, sem ser picantes e com um ótimo sabor.




Próximos passos:

Construir um sistema de análise da água com um arduino… Continuar a experimentar outros microvegetais....