Introdução

Com o início do ano lectivo em Portugal, a gestão da diabetes em ambiente escolar torna-se um tema crucial. Além dos desafios de controlo dos níveis de açúcar no sangue, as crianças enfrentam ainda questões como o estigma e o bullying.


O Estigma da Diabetes

O estigma associado à diabetes pode ser uma experiência dolorosa que vai além da gestão da condição em si. Pode manifestar-se em várias formas, incluindo exclusão, rejeição e até mesmo culpabilização por parte de colegas e funcionários da escola.


Bullying e Condições Crónicas

Crianças com condições de saúde crónicas, como a diabetes, estão mais susceptíveis ao bullying. Uma experiência partilhada relata que uma criança foi vítima de bullying devido aos dispositivos médicos que usava para monitorizar os seus níveis de açúcar no sangue.


Impacto na Saúde Mental

O bullying pode ter sérias repercussões na saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e baixa autoestima. Este comportamento negativo também pode afectar a autogestão da diabetes, levando a um controlo glicémico inadequado.


Observações dos Pesquisadores

Um estudo recente identificou três desafios principais na gestão da diabetes em ambiente escolar:


1. Conflito entre Regras Escolares e Gestão da Diabetes: As crianças enfrentam o dilema entre seguir as regras da escola e cuidar da sua saúde, o que pode ser especialmente desafiador durante as aulas.


2. Estigma em Sala de Aula: Alertas de dispositivos e cuidados rotineiros podem atrair atenção indesejada, afastando as crianças do processo de aprendizagem.


3. Intervenção dos Pais: O envolvimento excessivo dos pais pode complicar ainda mais a gestão da diabetes e aumentar o estigma.


Estratégias de Enfrentamento

Planeamento e Diálogo

Antes do início das aulas, é crucial ter uma conversa aberta com os professores e assistentes escolares sobre as necessidades específicas da criança.


Educação e Sensibilização

Organizar sessões de sensibilização sobre diabetes para alunos e funcionários pode ser uma excelente forma de combater o estigma e o bullying. Estas sessões podem incluir informações básicas sobre a diabetes, bem como simulações práticas usando dispositivos médicos.


Consistência e Rotina

Estabelecer uma rotina matinal sólida pode ajudar a criança a sentir-se mais segura e preparada para o dia.


Formação de Profissionais Escolares

É fundamental que os professores e assistentes escolares recebam formação adequada sobre diabetes. Isto não só os prepara para lidar com eventuais emergências, mas também os torna aliados na luta contra o estigma e o bullying.


Conclusão

O início do ano lectivo é uma oportunidade para renovar o foco na gestão da diabetes em ambiente escolar. Através do planeamento, educação e formação adequada dos profissionais escolares, é possível criar um ambiente mais inclusivo e seguro para todas as crianças.