A Inteligência Artificial (IA), através de técnicas como machine learning e deep learning, está a revolucionar como detectamos e prevenimos doenças. Estas tecnologias estão a permitir diagnósticos mais rápidos, precisos e eficientes, simplificando o trabalho dos profissionais de saúde e tornando os processos de rastreio mais econômicos e eficazes. Em Portugal, estas inovações estão a ter um impacto significativo, particularmente no rastreio da retinopatia diabética.
A retinopatia diabética é uma condição que pode levar à perda de visão se não for tratada. Através da análise de imagens da retina, a IA é capaz de identificar sinais precoces da doença, permitindo uma intervenção atempada e prevenindo a progressão da doença.
Um exemplo notável disto é o Programa de Rastreio de Retinopatia Diabética implementado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, que começou em 2011 e foi seguido por outras ARS, como a do Norte e Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Este programa tem utilizado uma solução de IA fornecida pela RetMarker, que permite uma classificação automatizada de "Doença/Não Doença". Esta abordagem tem aprimorado a eficiência do rastreio, tornando o processo mais económico e permitindo aos profissionais de saúde focarem-se em casos que requerem intervenção.
A ARS Algarve também adotou a mesma solução de IA para o rastreio da retinopatia diabética, numa estratégia inclusiva que visa levar o rastreio diretamente às populações nas suas áreas de residência. Esta implementação reforça o papel da IA como uma ferramenta valiosa na melhoria dos cuidados de saúde em Portugal.
Estas soluções de IA estão a provar o seu valor na detecção e prevenção de doenças. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que vejamos ainda mais aplicações inovadoras da IA na saúde, tanto em Portugal como em todo o mundo.
Pode consultar o estudo internacional que corrobora eficácia de tecnologia portuguesa de rastreio de retinopatia diabética através do link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28024825/. Este e outras publicações, encontradas na Internet, demonstram que o Retmarker obteve a sensibilidade necessária para ser aprovado e de longe a melhor especificidade com as respectivas vantagens económicas e maiores ganhos para o utente.
Este é apenas mais uma revolução da IA na saúde. Fique atento para mais artigos sobre este tema fascinante e em rápida evolução.
0 Comentários