Resolver problemas de DNS
Problemas com o DNS no Windows 10/11 não são incomuns. Pode deparar-se com esses problemas quando um servidor DNS enfrenta uma interrupção ou o seu PC tem um problema de rede. Existem várias mensagens de erro de DNS que pode ver no seu computador.
Aqui estão algumas soluções possÃveis para resolver problemas de DNS:
1. Reinicie o router Quando ocorrem problemas de DNS, a solução mais simples que pode utilizar é reiniciar o router. Isso atualiza a conexão do router, dando ao dispositivo a oportunidade de corrigir pequenas falhas. Pode reiniciar o router acedendo à página de configurações do router no seu navegador da web, indo para a aba Manutenção ou similar e escolhendo Reiniciar o router. Se não souber como aceder à página de configurações do router, prima o botão Liga/Desliga no router para desligar o dispositivo. Em seguida, pressione o mesmo botão para ligar o router novamente. Também pode usar o interruptor da tomada elétrica para desligar e ligar novamente o modem.
2. Limpe a cache do DNS e liberte e renove o seu endereço IP Uma possÃvel razão pela qual está a enfrentar problemas de DNS com o seu PC Windows é que a cache de DNS está corrompida. Isso faz com que o seu PC não consiga traduzir domÃnios em endereços IP, resultando em várias mensagens de erro de DNS. Uma forma rápida de contornar esse problema é limpar a cache do DNS do seu PC. Isso corrige quase todos os seus problemas relacionados ao DNS sem afetar os dados pessoais armazenados no seu computador. Pode limpar a cache do DNS e libertar e renovar o seu endereço IP da seguinte forma:
• Abra o menu Iniciar, pesquise por Prompt de Comando e selecione Executar como administrador.
• Selecione Sim na solicitação Controle de Conta de Usuário.
• Digite os seguintes comandos, pressionando Enter após cada comando:
- ipconfig /flushdns
- ipconfig /registerdns
- ipconfig /release
- ipconfig /renew
- netsh winsock reset catalog
- netsh int ipv4 reset reset.log
- netsh int ipv6 reset reset.log
• Feche a janela do Prompt de Comando quando os comandos terminarem de ser executados.
Resolver problemas com o DHCP
O DHCP (Dynamic Host Control Protocol) é responsável por atribuir endereços IP ao Windows 10/11. Portanto, o DHCP é essencial para a conectividade de rede. Se o Windows 10/11 não conseguir obter um endereço IP do Dynamic Host Control Protocol, os utilizadores não poderão abrir nenhum site nos seus navegadores.
Aqui estão algumas soluções possÃveis para resolver problemas com o DHCP:
3. Verifique se o serviço Cliente DHCP está ativado Primeiro, verifique se o serviço Cliente DHCP está ativado. O Windows 10/11 não receberá endereços IP do DCHP se esse serviço não estiver ativado. Pode ativar o Cliente DCHP da seguinte maneira:
- Clique com o botão direito do rato no botão Iniciar e clique em Executar para abrir a janela desse acessório.
- Digite 'services.msc' na caixa de texto Abrir e clique em OK para abrir a janela Serviços.
- Clique duas vezes em Cliente DHCP para abrir a janela de propriedades mostrada diretamente abaixo.
a. Verifique as configurações de IP e do DHCP Certifique-se de que as configurações de IP e DHCP estejam corretas. Para verificar e ajustar as configurações, siga os passos abaixo:
- Clique com o botão direito do rato no Ãcone de rede na área de notificação e selecione "Abrir as configurações de Rede e Internet".
- Clique em "Alterar opções do adaptador" na seção "Estado da rede".
- Clique com o botão direito do rato no adaptador de rede e selecione "Propriedades".
- Na lista de itens, clique duas vezes em "Protocolo de Internet Versão 4 (TCP/IPv4)" ou "Protocolo de Internet Versão 6 (TCP/IPv6)".
- Verifique se a opção "Obter um endereço IP automaticamente" e "Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente" estão selecionadas.
- Clique em "OK" para salvar as alterações.
b. Atualize o driver do adaptador de rede Um driver de adaptador de rede desatualizado ou corrompido pode causar problemas com o DHCP. Verifique se há atualizações para o driver do adaptador de rede:
- Pressione a tecla Windows + X e selecione "Gestor de Dispositivos" no menu.
- Expanda a categoria "Adaptadores de rede" e clique com o botão direito do rato no adaptador de rede.
- Selecione "Atualizar controlador" e escolha "Pesquisar automaticamente software de controlador atualizado".
- Siga as instruções na tela para atualizar o driver do adaptador de rede, se necessário.
c. Desative temporariamente o software de firewall e antivÃrus O software de firewall e antivÃrus pode bloquear a conexão DHCP. Desative temporariamente o firewall e o antivÃrus e verifique se isso resolve o problema:
- Clique com o botão direito do rato no Ãcone do antivÃrus na área de notificação e selecione "Desativar proteção" ou "Desativar antivÃrus".
- Abra o Painel de Controlo e clique em "Sistema e Segurança".
- Clique em "Firewall do Windows" e selecione "Ativar ou desativar o Firewall do Windows".
- Selecione a opção "Desativar o Firewall do Windows" e clique em "OK".
• Lembre-se de reativar o firewall e o antivÃrus assim que tiver terminado de testar a conexão.
• Seguindo estas dicas e soluções, deve ser capaz de resolver a maioria dos problemas relacionados com DNS e DHCP no Windows 10/11.
Verificar e ajustar as permissões do NETWORK SERVICE e do DHCP no Editor de Registo
Se os problemas de DNS e DHCP persistirem, pode ser necessário verificar e ajustar as permissões de controlo total para o NETWORK SERVICE e para o DHCP na chave DHCP e no dnscache no Editor de Registo. Siga os passos abaixo:
Atenção: Editar o registo incorretamente pode causar problemas graves no seu sistema. Crie um ponto de restauro do sistema antes de prosseguir e siga os passos cuidadosamente.
4. Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo "Executar".
5. Digite "regedit" (sem aspas) e pressione Enter para abrir o Editor de Registo.
6. Navegue até a seguinte chave no painel esquerdo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dhcp
7. Clique com o botão direito do rato em "Dhcp" e selecione "Permissões".
8. Na janela "Permissões para Dhcp", clique em "Adicionar" e digite "NETWORK SERVICE" (sem aspas) na caixa "Insira os nomes dos objetos a selecionar" e clique em "OK".
9. Selecione "NETWORK SERVICE" na lista de grupos ou nomes de utilizadores e marque a caixa "Controlo Total" na coluna "Permitir".
10. Repita os passos 5 e 6 para adicionar e conceder permissões ao "Dhcp" na lista de grupos ou nomes de utilizadores.
11. Clique em "Aplicar" e depois em "OK" para salvar as alterações.
Agora, navegue até a seguinte chave no painel esquerdo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dnscache
12. Repita os passos 4 a 8 para verificar e ajustar as permissões do NETWORK SERVICE e do DHCP para a chave "Dnscache".
13. Feche o Editor de Registo e reinicie o seu computador para que as alterações entrem em vigor.
Depois de seguir estes passos, verifique se os problemas de DNS e DHCP foram resolvidos. Se o problema persistir, considere a possibilidade de contactar o suporte técnico do seu ISP ou do fabricante do seu dispositivo para obter assistência adicional.
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