Os sistemas de informação na saúde (SNS) tem ainda um longo caminho a percorrer para melhor servir o cidadão/utente mas vamos dando passos nesse sentido. O Algarve foi a primeira região, em Portugal, a concluir a partilha do processo clínico através do SAM (Sistema de Apoio ao Médico) entre os Centros de Saúde e os hospitais da região.(Faro e o Centro Hospitalar do Barlavento).
Visa a articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, agilizando os processos e optimizando as sinergias provenientes da articulação clínica. Melhorando assim a capacidade de resposta aos doentes tanto a nível de atendimento como de tratamento.
Para quem não sabe, temos bases de dados distintas por cada um dos centros de saúde e hospitais que não partilhavam dados até a este momento. Assim o medico do Hospital já pode consultar o processo clínico de um determinado utente num dos centros de saúde da região e vice-versa.
Este processo envolveu as equipas da Informática da ARS Algarve (USIC), do CHBA e do H.. Faro, com o apoio da ACSS/SPMS.